Exame que certifica conclusão de ensinos fundamental e médio recebe inscrições

Prazo se encerra dia 31 de maio; Encceja 2019 será aplicado em 25 de agosto, em 611 municípios. Confira como participar

Da Agência Brasil | De Brasília (DF)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, abertas nesta segunda-feira, dia 20, podem ser feitas até o dia 31 de maio. A inscrição é gratuita.

O Encceja é voltado para jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada. Com o exame, podem obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio.

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em 611 municípios. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é de 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas:

  • Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
  • Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, oferece na página do Sistema Encceja apostilas com material de estudo para os participantes de nível fundamental e médio.

Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear.

  • CRONOGRAMA DO ENCCEJA 2019
    20 a 31/5 – Inscrições
    20 a 31/5 – Solicitação de Atendimento Especializado
    3 a 7/6 – Solicitação de Atendimento pelo Nome Social
    7/6 – Resultado da solicitação de Atendimento Especializado
    10 a 14/6 – Recurso de solicitação de Atendimento Especializado
    14/6 – Resultado da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
    21/6 – Resultado do recurso de solicitação de Atendimento Especializado
    17 a 21/6 – Recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
    26/6 – Resultado do recurso da solicitação de Atendimento pelo Nome Social
    25/8 – Aplicação do exame.

Imagem em destaque: estudantes EJA (Educação para Jovens e Adultos) no Paraná. Foto: Divulgação Agência Estadual de Notícias do Paraná



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =