Cursos gratuitos auxiliam na construção e reforma de moradias

Formação em assessoria técnica para habitação social prevê nove encontros na Baixada Santista e no Grande ABC; cartilha também traz orientações

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Santos (SP)

Desde 2008, uma lei federal assegura assistência técnica gratuita, em arquitetura e engenharia, para famílias com renda de até três salários mínimos que queiram construir ou reformar sua moradia.

Com o objetivo de garantir o cumprimento da lei e de fazer com que mais famílias saibam como utilizar esse benefício ocorre entre esta semana e o fim do mês uma série de nove cursos em cidades da Baixada Santista e do ABC Paulista, promovidos pelo Banco do Povo e pelo Conselho de Arquiteura e Urbanismo, regional de São Paulo (CAU-SP).

De acordo com o Conselho de Arquitetura, o curso é indicado principalmente a profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, a lideranças comunitárias, funcionários públicos e interessados em geral no assunto.

A formação em assessoria técnica para habitação social, conhecida pela sigla ATHIS, tem como objetivo “fomentar a construção de novas alternativas financeiras, criativas e sustentáveis a fim de financiar escritórios que também trabalhem com projetos de moradia”, conforme notícia no site do CAU-SP.

Vale destacar que, em dezembro, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo e a Câmara dos Deputados lançaram uma cartilha sobre a ATHIS.

Na ocasião, foi divulgado levantamento que aponta que 85 dos brasileiros que já reformaram ou construíram suas moradias não buscaram assistência técnica de arquitetos ou engenheiros. Fazer a obra por conta própria implica, entre outros riscos, em problemas de segurança.

Imagem em destaque: conjunto do Minha Casa Minha Vida inaugurado no Rio de Janeiro, em 2014. Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =