As raízes africanas do Paraná na Praça Zumbi do Palmares, em Curitiba

Feira Cultural e do Afroempreendedorismo reúne arte e trabalho na capital paranaense. Confira o cronograma do evento, gratuito, até o fim do ano

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

Pode marcar aí no calendário:

  • 05 de maio
  • 16 de junho
  • 28 de julho
  • 25 de agosto
  • 29 de setembro
  • Em outubro e novembro, em dias a definir.

São os domingos em que a Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho, região sul de Curitiba, vai abrigar a Feira Cultural e do Afroempreendedorismo.

O evento ocorre à tarde – 14h às 18h – e é gratuito.

A Feira Cultural e do Afroempreendedorismo reúne obras artesanais – roupas feitas com tecidos africanos, acessórios, lembrancinhas, presentes, brinquedos, artigos religosos -, além de gastronomia típica, oficinas e atividades culturais como música e dança.

São expositores e artistas de Curitiba e região metropolitana que têm na Feira oportunidade de trabalho e renda.

E, mais que isso, para a população é a chance de ter contato com uma das culturas constituintes da nacionalidade brasileira, paranaense e curitibana.

No vídeo abaixo, a artesão Maureen Reis, proponente da Feira, faz o convite:

Outra atração da Praça Zumbi dos Palmares, onde a Feira Cultural e do Afroempreendedorismo se realiza, é o Memorial Africano: um conjunto de totens que representam cada um dos países da África. Mapa com a localização geográfica e resumo da história e das principais informações de cada Estado-Nação são apresentados nos monumentos.

Memorial Africano. Por @waasantista

Ao contrário de espaços que homenageiam outros povos que constituíram Curitiba e o Paraná, a Praça Zumbi dos Palmares e seu Memorial Africano não estão na rota da linha de turismo que circula pela capital.

Mas o acesso por transporte público é fácil: basta tomar qualquer condução que leve ao Terminal do Pinheirinho. De lá, caminhar por uma quadra (sentido Centro) e entrar à Rua Eloi Orestes Zeglin. Mais alguns metros, e se chega à Zumbi dos Palmares.

Imagem em destaque: edição da feira em 2018. Por Maureen Reis



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =