Perto dos dez anos, Unila tem atuação reconhecida

O Parlamento do Mercosul aprova moção de apoio à Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em resposta às ameaças contra o ensino superior público na tríplice fronteira

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista) | De Curitiba (PR)

No momemto em que o Ministério da Educação é tomado pela ignorância do efetivo papel do ensino superior público, o Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou no início deste mês uma moção de apoio à Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), que tem sede em Foz do Iguaçu (PR), na tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina.

O Parlasul é constituído por deputados e senadores dos países do bloco regional sul-americano, e a moção de apoio à Unila representa uma resposta a movimentos reacionários da sociedade brasileira de destruição das universidades públicas. A Unila, por suas especificidades, tem sido vítima de ataques de tais segmentos.

“Pela proposta, encaminhada pela parlamentar argentina Cecília Britto, o Parlasul recomenda ao Conselho do Mercosul, órgão responsável pela condução política do bloco, ‘instar à República Federativa do Brasil a promover, manter e fortalecer a organização administrativa, os objetivos e finalidades com os quais foi criada a Universidade”, sublinha a assessoria de comunicação da Unila. Cecília Britto é representante da província de Misiones (Argentina) no Parlasul.

Segundo a assessoria da Unila, a moção de apoio foi aprovada por “ampla maioria do plenário”, durante sessão ocorrida no último dia 1º.

Na avaliação do reitor da Unila, Gustavo Oliveira Vieira, a moção aprovada representa mais uma sinalização de apoio da comunidade internacional às especificidades da universidade da tríplice fronteira. “Mais uma vez, o Parlasul reconhece que iniciativas educacionais, científicas e culturais são essenciais para viabilizar a integração dos povos. Essa atitude constitui um apoio fundamental para a nossa Universidade”, destacou.

Ainda de acordo com a assessoria da Unila, aão é a primeira manifestação de apoio do Parlasul à Unila. Em 2018, o foro já tinha declarado a instituição como “universidade de interesse da região”, por considerar a instituição “um projeto único na história da educação superior na América Latina”, ressaltando sua missão de “contribuir com o desenvolvimento e a integração latino-americana por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico, e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais”.

SOBRE A UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana foi criada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010 (a lei federal 12.189/2010, de 12 de janeiro daquele ano, é o marco legal fundador da instituição), com o objetivo de ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa e extensão em diversas áreas de conhecimento que promovam a integração entre os povos da América Latina – em especial dos países constituintes do Mercosul.

“A vocação da Unila é o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e com os demais países da América Latina. Os cursos oferecidos são em áreas de interesse mútuo dos países da América Latina, sobretudo dos membros do Mercosul, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento e a integração regionais”, acrescenta a instituição.

Imagem em destaque: Jardim Universitário I, em Foz do Iguaçu. Foto: divulgação Unila



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =