IBGE inicia pesquisa sobre a saúde dos estudantes

Mais de 187 mil alunos de 4.361 escolas, em todos os estados, serão ouvidos até o final dos trabalhos. Resultado sairá em 2020

Por Rodrigo Paradella, do IBGE | De Brasília (DF)

Responsáveis por 72% dos óbitos no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônico-degenerativas não transmissíveis podem ser desencadeadas por hábitos adotados ainda na adolescência. Com foco nessa questão, o IBGE iniciou na última semana, dia 8, a coleta de dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que levanta as condições de vida, saúde e os hábitos dos estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.

De acordo com a OMS, as doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas e transtornos mentais são resultado de uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais. A melhora nos últimos dois fatores são o foco da PeNSE.

“A escola é um local privilegiado para monitorarmos a adoção de hábitos. O fato dela ser realizada nas escolas facilita muito a realização da pesquisa. Ela é oportuna por se dar numa faixa etária importante e tratar de um assunto que diz respeito à qualidade de vida e à saúde da população”, explica o gerente da pesquisa, Marco Antônio Andreazzi.

Entre os assuntos abordados estão hábitos que podem causar ou prevenir doenças, como uso de álcool, cigarro e drogas ilícitas, a alimentação e a prática de esportes, mas, também, informações sobre o ambiente escolar essenciais para a proteção da saúde mental dos estudantes, como a presença da violência, percepção de imagem corporal e do bullying, por exemplo.

A COLETA DE DADOS

A PeNSE é realizada de forma amostral e ouvirá mais de 187 mil estudantes de 4.361 escolas distribuídas por todas as unidades da federação, na rede pública e privada. A operação contará com a participação de cerca de 600 servidores do IBGE, entre abril e junho deste ano, com a utilização de 19 mil dispositivos móveis de coleta (DMC).

“É feita uma seleção das escolas de acordo com a amostra. Depois, atualizamos o cadastro das escolas com endereço, contato do diretor, número de turmas etc. Dentro disso, sorteamos as turmas que responderão ao questionário. A partir daí, agendamos a coleta com cada turma. Além disso, temos um questionário específico para o diretor da escola sobre segurança, estrutura, enfim, sobre o ambiente escolar como um todo”, conta Andreazzi.

TEMAS SENSÍVEIS

Como muitos dados coletados são sensíveis, como o uso de drogas e hábitos sexuais, o questionário é preenchido pelo próprio estudante, que apenas conta com esclarecimentos por parte de agentes do IBGE em caso de dúvida sobre alguma pergunta. Além do sigilo em relação às respostas, o aluno também tem o direito de não responder a questões que não se sinta confortável, assim como interromper a aplicação do questionário quando quiser.

“O questionário dos alunos é feito em sala de aula. Sugerimos que seja exibido um vídeo, produzido por nós, antes da aplicação com o objetivo de apresentar a pesquisa e sensibilizá-los a responder adequadamente o questionário. Para quebrar o gelo”, explica o gerente da PeNSE.

“É um questionário autoaplicável. Ele é mais objetivo e direto possível para a pessoa entender e responder sem auxílio. Garantimos o sigilo do aluno, não temos nem como chegar aos dados dele”, completa.

A última edição da pesquisa foi realizada em 2015, quando houve baixo percentual de recusa por parte de alunos e escolas. A previsão é que os dados sejam divulgados no segundo semestre de 2020.

Imagem em destaque: estudantes de escola pública do Paraná em atividade de prevenção ao bullying. Foto de Arnaldo Alves/Agência de Notícias do Paraná



GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 6 =