“Redes sociais para a cidadania”, a nossa oficina que orienta para o uso das mídias digitais

Atividade está marcada para o dia 1º de junho, na Estação da Cidadania de Santos. Inscrições estão abertas. As vagas são limitadas

Redação Rede Macuco | De Curitiba (PR)

A Rede Macuco e o Fórum da Cidadania de Santos vão promover no dia 1º de junho uma atividade voltada para quem quer entender mais o universo das mídias digitais e aproveitar melhor as linguagens e funcionalidades das novas tecnologias informacionais.

Trata-se da oficina “Redes sociais para a cidadania”, ministrada pelo editor geral da Rede Macuco, o jornalista e professor Wagner de Alcântara Aragão, mestre em Estudos de Linguagens e com experiência profissional na área de Comunicação e Educação.

A oficina terá quatro horas de duração (13h30 às 17h30), com metodologia que mescla reflexão teórica com análise e exercícios práticos.

  • As inscrições estão abertas e devem ser solicitadas pelo e-mail contato@forumdacidadania.org.br. A taxa é de R$ 80. As vagas são limitadas.

O objetivo geral da atividade é propiciar aos participantes entendimento sobre as linguagens e funções das mais variadas redes sociais digitais e, assim, identificar aquelas mais apropriadas aos seus projetos, propósitos, trabalhos, campo de atuação, necessidades.

Wagner de Alcântara Aragão frisa que a oficina “Redes sociais para a cidadania” é voltada a qualquer pessoa interessada em entender mais sobre o universo das redes sociais e mídias digitais, para melhor utilizar essas ferramentas na comunicação com seu público. “Não é preciso dominar as mídias para participar da oficina. Procuramos abordar o conteúdo de modo que possa ser compreendido tanto pela pessoa iniciante no tema, como por aquelas pessoas que já têm certo domínio”, acrescenta.

DIVERSIDADE

Segundo o jornalista e professor, o evento busca fazer com que o participante conheça a diversidade de redes sociais disponíveis no ciberespaço; identifique e diferencie as linguagens e funcionalidades de cada uma delas, para que possa escolher aquelas mídias mais adequadas para se comunicar com seu público. “Dependendo da atividade que a pessoa exerce, da causa em que ela milite, do segmento de atuação de determinada organização, uma rede é mais eficaz que outra. Propiciar esse entendimento é um dos motivos da nossa oficina.”

CONFIRA O CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO DA OFICINA

DIA 01/06/2019 – Estação da Cidadania de Santos (Avenida Ana Costa, 340, antiga Sorocabana):
13h às 13h10 – Apresentação dos participantes . Com Wagner de Alcântara Aragão, coordenador geral da oficinal, e representante do Fórum da Cidadania de Santos
13h10 às 13h30 – A comunicação como um direito humano. Os meios de comunicação: mídias de massa e mídias digitais de comunicação interativa. (atividade expositivo-dialogada)
13h30 às 13h50 – Redes sociais: uma prática que remonta à origem da sociedade. O que são redes sociais. O que são redes sociais digitais. Que função exercem. (atividade expositivo-dialogada)
13h50 às 14h10 – Exercício: prós e contras das redes sociais digitais em nossos projetos e propósitos. (atividade em grupo)
14h10 às 14h30 – Como escolher em que redes sociais atuar?: definindo critérios de comunicação e marketing progressista. (atividade expositivo-dialogada)
14h30 às 15h30 – As linguagens e funcionalidades das redes sociais mais massificadas. As linguagens e funcionalidades das redes sociais mais segmentadas. (estudos de casos)
15h30 às 15h45 – Intervalo
15h45 às 16h15 – Exercício: comparando postagens em diferentes linguagens. (toda turma)
16h15 às 17h25 – Nuvem de palavras: e daqui pra frente? (atividade lúdico-prática).
17h25 às 17h30 – Encerramento

Imagem em destaque: Estação da Cidadania em Santos, antiga Estação Sorocabana. Divulgação Fórum da Cidadania de Santos


 

2 comentários sobre "“Redes sociais para a cidadania”, a nossa oficina que orienta para o uso das mídias digitais"

  1. Muito interessante e providencial.
    Conhecer e usar as ferramentas que as redes sociais oferecem, com competência,só agrega recursos para o progresso pessoal e corporativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =