Criptofesta, encontro mundial sobre segurança e privacidade na internet, chega a Recife

Evento realizado em centenas de cidades dos cinco continentes, e que no Brasil já ocorreu em Taubaté e em São Paulo, é aberto ao público em geral e tem entrada gratuita

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista)* | De Curitiba (PR)

Foi tema de redação no Enem. Esteve em pauta nas eleições brasileiras; nos Estados Unidos… É motivo de desconfiança entre qualquer pessoa que usa celular, computador: a privacidade e a segurança na internet.

E é sobre esse tema, em um momento bastante oportuno, que ocorre na capital de Pernambuco, no próximo sábado, 10 de novembro, a Criptofesta Recife.

Não se trata de um encontro voltado só para entendedores de informática não. Pelo contrário.

A programação, bastante diversificada, busca contemplar pessoas, dos mais variados perfis, que se utilizam de novas tecnologias informacionais.

O objetivo é apresentar, discutir, explicar, disseminar ferramentas que garantam a privacidade e a segurança na internet.

Sem complicações.

O evento faz parte das Cryptoparties (Criptofestas, em português) que ocorrem em centenas de cidade, em todo o planeta. No Brasil, já foram realizadas criptofestas em Taubaté (SP), em novembro do ano passado, e em São Paulo (SP), em maio deste ano. Recife é, portanto, a terceira cidade brasileira a integrar o calendário dessa mobilização.

São 12 horas de programação – palestras, debates, oficinas, exposições, orientações técnicas – dentro das chamadas trilhas temáticas:

  • Tecnopolíticas: democracia, relações de poder e dimensões sociais da internet
  • Gambiarras: softwares livres, técnicas e ferramentas seguras
  • Cibersiririca: feminismo, mobilizações e ativismo de gênero nas redes
  • Close: arte, música, cinema e provocações na esfera tecnológica
  • Feira de comes e bebes
  • Música, performance, e outras viagens estéticas
  • Cine-Nóia
  • Install Fest (você leva seu computador, notebook, tablet, celular e instala ferramentas de tecnologia, gratuitamente)
  • Capture The Flag!

Todas as atividades são gratuitas.

“A Criptofesta Recife é uma iniciativa de entidades, coletivos e militantes, um espaço descentralizado e apartidário. Nessa edição, a realização conta com com a Escola de Ativismo, Intervozes, IP.rec, Oxe HackLab e a Rádio Comunitária Aconchego, além do apoio fundamental do SIS – Serviço Integrado e de Saúde e da Cryptorave”, destaca texto de divulgação do Intervozes, coletivo pela democratização das comunicações.

Confira ainda o que diz o Intervozes:

“Privacidade é um direito e deve ser um princípio das nossas comunicações. É urgente debatermos a nossa segurança neste contexto em que nossos dados valem muito: os cliques deixam rastros, nossas escolhas parecem livres e a vigilância constante é cada vez mais natural. Vemos que o potencial da internet está sendo usado para nos oprimir, aparelhado por forças estatais e privadas que monitoram atividades cotidianas e exercem o controle sobre as individualidades, atividades políticas e das variadas formas de expressão.”

Detalhes do evento, incluindo programação, em https://criptofesta.org. Interessados em contribuir com alguma atividade podem entrar em contato com criptofestarecife@riseup.net

  • Criptofesta Recife
    Onde: SIS – Serviço Integrado de Saúde da Universidade Federal de Pernambuco – Rua Lindolfo Color, 65, Engenho do Meio
    Quando: 10 de novembro, a partir das 10h
    Incrições: criptofestarecife@riseup.net
    Entrada Gratuita

*Com informações do Intervozes, de Brasília (DF)

Imagem em destaque: arte gráfica de divulgação do evento


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 6 =