Baixe aqui a revista em quadrinhos que mostra o que foi a ditadura

Obra explica de modo lúdico e criativo, a quem não viveu ou esqueceu, a crueldade daquele período. Confira o que dizem os autores

Por Wagner de Alcântara Aragão (@waasantista)* | De Curitiba (PR)

“DI-TA-DU-RA: que história é essa?” é o título de uma revista em quadrinhos lançada nesta semana (na terça, dia 23), em São Bernardo do Campo (SP), e que pode ser baixada gratuitamente aqui pela Rede Macuco.

Com roteiro de Ariel Bravo e ilustrações de Glauco Góes, a obra explica, de modo didático, lúdico e criativo, o que foi aquele período, compreendido entre os anos de 1964 (quando houve um golpe civil militar) e 1985 (quando tomou posse o primeiro presidente civil eleito – ainda que de forma indireta, pelo Congresso -, Tancredo Neves).

(Mas a redemocratização só se confirmou mesmo em 1988, com a promulgação da atual Constituição, feita por uma assembleia constituinte eleita pelo voto popular).

A ideia de projeto – encampado pela Associação dos Metalúrgicos Anistiados e Anistiandos do Grande ABC (AMA-A ABC) – é reforçar a importância e a defesa da democracia.

Em entrevista à Rede TVT, o presidente da AMA-A ABC, João Paulo de Oliveira (um dos autores da revista) assinala que a publicação tem, a partir da proposta de retratar a visão daqueles que passaram pela ditadura e foram perseguidos, o objetivo de recontar esse momento histórico de repressão e cerceamento dos direitos aos mais jovens, principalmente àqueles que não viveram o período. “Para que não se esqueçam e para que não mais aconteça”, afirma.

Ao repórter Jô Miyagui, do Seu Jornal, da TVT, durante o lançamento, o roteirista Ariel Bravo explicou que a escolha pelo formato da linguagem em quadrinhos também é uma forma de atingir os mais jovens. A obra traz ainda uma extensa bibliografia sobre o período da ditadura.

“Estamos vivendo um tempo muito obscuro. Inclusive há muita negação por parte dos jovens em relação aos eventos históricos. A gente tem que buscar esses outros caminhos e (a escolha pela) a história em quadrinho é exatamente nesse sentido.”

*Com informações da Rede Brasil Atual

Imagem em destaque: a capa da revista


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =