Uma aula de mundo nos Jogos Olímpicos da Juventude

Terceira edição do evento ocorre em Buenos Aires, entre os dias 5 e 18 de outubro, reunindo milhares de atletas em formação, duas centenas de países. Delegação brasileira embarca nesta terça, dia 2

Do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) | Do Rio de Janeiro (RJ)

Quase 4 mil atletas – meninos e meninas entre 15 e 18 anos – de 206 países vão se encontrar nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, entre os dias 6 e 18 de outubro. Serão 280 competições em 36 modalidades.

A delegação brasileira conta com 123 integrantes, sendo 79 deles atletas competindo em 24 modalidades. O embarque do “Time Brasil” para a Argentina ocorre nesta terça-feira, dia 2.

“Os Jogos Olímpicos da Juventude são uma oportunidade única de proporcionarmos aos mais promissores atletas da nova geração do esporte brasileiro a primeira experiência olímpica de suas ainda curtas carreiras. O mais importante neste momento é criarmos um ambiente positivo para que a vivência olímpica deles seja a melhor possível”, afirma o chefe da Missão Brasileira em Buenos Aires, Sebástian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento do COB.

Muitos atletas que brilharam nos Jogos Olímpicos Rio 2016 passaram pelos Jogos Olímpicos da Juventude, entre eles Thiago Braz, Isaquias Queiroz, Felipe Wu, Arthur Nory, Flávia Saraiva e Hugo Calderano, entre outros.

“Por se tratar de atletas ainda em processo de formação e desenvolvimento, nosso principal objetivo nesta competição é motivá-los a prosseguir buscando seus melhores resultados e se superando a cada treino e competição. Os resultados serão uma consequência do trabalho que vem sendo desenvolvido. O foco principal desta geração são os Jogos de Paris 2024 e Los Angeles 2028”, ressalta Sebástian, judoca olímpico dos Jogos de Atlanta 96.

ORIGEM NOS JOGOS ESCOLARES

A formação da delegação nacional reforça ainda a importância dos Jogos Escolares da Juventude para a detecção de talentos para o esporte nacional. Em Buenos Aires, o Time Brasil terá 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades oriundos da maior competição escolar do país. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo COB desde 2005 e reúnem anualmente cerca seis mil atletas na etapa nacional.

Toda delegação brasileira, antes de embarcar para a capital argentina, esteve concentrada no Rio de Janeiro, entre 28 de setembro e 2 de outubro. Neste período, os atletas treinaram em oito instalações esportivas e participaram de palestras e atividades oferecidas pelo COB.

OUTRAS EDIÇÕES

Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a primeira fora da Ásia. Em Cingapura 2010, o Brasil conquistou sete medalhas e em Nanquim (China) 2014 foram 15.

Além das competições esportivas, os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires terão uma programação educativa e cultural oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional.

O evento também apresenta novos formatos de modalidades, como o basquete 3×3, que fará sua estreia na versão adulta em Tóquio 2020; o kiteboard, classe da vela que está no programa de Paris 2024; e o ciclismo BMX freestyle, que visa uma aproximação com o público jovem.

Atletas olímpicos consagrados do Brasil terão um papel de destaque durante o evento. Emanuel Rego (vôlei de praia), Fabiana Murer (atletismo), Janeth Arcain (basquete), Tiago Pereira (natação) e Yane Marques (pentatlo moderno) foram selecionados pelo Comitê Olímpico Internacional para atuarem ao lado de outros 57 ídolos do esporte mundial para atuarem como atletas-modelo e inspirarem os talentos da nova geração.

Imagem em destaque: atletas brasileiros em concentração no Rio, para os Jogos Olímpicos da Juventude. Foto de Jonne Roris/Exemplus/COB


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =