Festival da Utopia apresenta em Maricá o Brasil possível

Manifestações artísticas e culturais e feira da reforma agrária, além de shows de música popular, compõem a programação do evento, no litoral fluminense

Da Prefeitura de Maricá | Maricá

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2016, a Prefeitura de Maricá vai realizar a 2ª edição do Festival Internacional da Utopia entre os dias 19 e 22 de julho. Artistas consagrados da música popular brasileira, como Maria Rita, Martinho da Vila, Emicida, Marcelo Jeneci, Negra Li, Ponto de Equilíbrio, Bicho de Pé e BNegão são as atrações do festival que ainda terá diversas mesas de debates, apresentações de dança, teatro, feira literária e de produtos (incluindo da reforma agrária) e muitas outras manifestações artísticas e culturais.

Os shows serão divididos em dois palcos, no Centro, na Praça Orlando de Barros Pimentel, a partir das 22h. Na quinta-feira (19/07), a festa fica por conta de um dos mais importantes sambistas do país, Martinho da Vila; na sexta-feira (20/07), é a vez da filha da Elis Regina, Maria Rita, apresentar seu repertório; já no sábado (21/07), subirá ao palco o cantor e compositor brasileiro Marcelo Jeneci, que em 2014, recebeu uma indicação para o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, por “De Graça”. E, no domingo (22/07), às 20h, será a apresentação do sambista Claudinho Guimarães e, em seguida, o rapper, cantor e compositor Emicida mostrará ao público de Maricá porque é considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000.

Já no segundo palco, no Acampamento da Juventude, localizado em São José do Imbassaí (em uma antiga fábrica de vidro), os shows serão realizados a partir de meia-noite. Na quinta-feira (19/07), será a vez de uma das principais referências do reggae no Brasil, a banda Ponto de Equilíbrio.  Já na sexta-feira (20/07), a festa fica por conta do grupo Bicho de Pé, que apresentará música regional brasileira, com ênfase nos ritmos dançantes do norte e nordeste, como xote, baião, samba, forró, xaxado, maracatu, carimbó e arrastapé. No sábado (21/07), a cantora, compositora, rapper Negra Li promete agitar o público, e no domingo (22/07), o cantor de rap e hip hop BNegão fará o encerramento da festa.

TENDA DOS PENSADORES

Durante os quatro dias de evento, haverá atividades na Tenda do Pensadores Darcy Ribeiro, no Esporte Clube Maricá, no Centro, com diversos temas em debate, entre eles, a conjuntura internacional e a crise do capitalismo e os dilemas para a construção de um Brasil e um Rio de Janeiro melhores. Outro espaço para debate será o acampamento da juventude, com a abordagem de temas como manipulação da mídia e a luta das mulheres negras. A programação completa da Tenda dos Pensadores e do Acampamento da Juventude está no fim do texto.

O festival também contará com a realização da feira da Reforma Agrária e Economia Solidária, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Serão mil m2 de área coberta com palco montada para apresentações culturais variadas e comercialização de 100 toneladas de alimentos, abrangendo as regiões Sul/Sudeste do Brasil. Haverá também o espaço Culinária da Terra para a venda de comidas típicas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. E, terá também a Feira Literária Paulo Freire, com mais de 3.000 títulos disponíveis de 20 Editoras.

De acordo com o secretário de Participação Popular, Direitos humanos e Mulher, João Carlos de Lima, mais conhecido como Birigu, o festival pretende reunir as mais diversas entidades da sociedade civil e a população para debater, trocar experiências e realizar atividades interativas no que tange o desenvolvimento social e a economia criativa e solidária. “Queremos a construção de propostas apoiadas nos conceitos de ética, justiça e respeito pela diversidade em suas mais variadas composições – diversidade étnica, linguística, cultural, de gênero e sexual, religiosa, entre outras. Além de apresentar diversas manifestações de cunho artístico e cultural que compartilhem dos ideais de uma nova sociedade”, declarou o secretário.

Programação da Tenda dos Pensadores Darcy Ribeiro (Centro)

Dia 19 de Julho – Quinta-feira

9h – Abertura – Prefeito de Maricá: Fabiano Horta

10h – mesa: A conjuntura internacional e a crise do capitalismo

Dia 20 de Julho – Sexta-feira

10h – mesa: Os dilemas de um projeto para o Brasil

Dia 21 de Julho – Sábado

10h – mesa: O Rio e seus desafios

Dia 22 de Julho – Domingo

10h – mesa: Utopia

Programação do Acampamento da Juventude

Dia 19 de Julho – Quinta-feira

9h – Abertura – Tenda da Utopia | Prefeito de Maricá: Fabiano Horta

14h – 16h mesa: Quem se importa com a vida de quem se importa? (vídeo)

16h – 18h – mesa: A luta para superar a LGBTfobia no brasil

Dia 20 de Julho- Sexta-feira

10h – 12h – mesa: Manipulação da mídia

14h – 16h – mesa: O que é política para você?

16h – 18h – mesa: Substâncias lícitas e ilícitas na sociedade

Dia 21 de Julho – Sábado

10h – 12h – mesa: De Dandara a Marielle – a luta das mulheres negras pelo o direito de existir

14h – 16h – mesa: Os desafios da geração negra e indígena na universidade

16h – 18h – mesa: A cultura como centro da resistência

Dia 22 de Julho – Domingo

10h – 12h – mesa: Conversas com jovens escritores e suas experiências

14h – 16h – mesa: Debate sobre PPJ

Programação dos shows

Dia 19 de Julho – Quinta-feira

22h – Martinho da Vila (praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro)

00h – Ponto de Equilíbrio (acampamento da Juventude em São José de Imbassaí)

Dia 20 de Julho – Sexta-feira

22h – Maria Rita (praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro)

00h – Bicho de Pé (acampamento da Juventude em São José de Imbassaí)

Dia 21 de Julho – Sábado

22h – Marcelo Jeneci (praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro)

00h – Negra Li (acampamento da Juventude em São José de Imbassaí)

Dia 22 de Julho – Domingo

20h – Claudinho Guimarães

22h – Emicida (praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro)

00h – BNegão (acampamento da Juventude em São José de Imbassaí)

Imagem em destaque: divulgação dos shows


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =