Araxá, de Dona Beja a capital da literatura em tempos de Copa do Mundo

De 27 de junho a 1º de julho, a cidade da zona da mata mineira recebe a sétima edição do Festival de Literário de Araxá, o Fliaraxá, com grandes pensadores do Brasil

Da Assessoria de Comunicação do Fliaraxá | De Araxá

Em 27 de junho, há 110 anos, nascia João Guimarães Rosa; há 80 anos, Graciliano Ramos publicava o clássico “Vidas Secas”. Por estes motivos, os dois autores serão os patronos da sétima edição do Fliaraxá, que vai se realizar entre 27 de junho e 1 de julho nas dependências do Tauá Grande Hotel de Araxá, Minas Gerais.

Sempre carregado de conteúdo, bons autores e exaustivo trabalho curatorial, o tema deste ano será “Alma, Leitura e Revolução” e terá duas damas da literatura brasileira como autoras homenageadas: Ana Maria Machado e Marina Colasanti. Como patrono local, o poeta João Rios Montandon e autora homenageada local, Leila Ferreira.

As atividades têm entrada gratuita. Alguns dos principais eventos serão transmitidos simultaneamente na página do festival no Facebook (/Fliaraxa). Todos os eventos da Sala Minas Gerais terão tradução em Libras.

NOMES

Já estão confirmados para o Fliaraxá o o angolano Gonçalo Tavares, o mexicano Juan Pablo Villalobos e o francês Philippe Lobjois, além dos brasileiros Leonardo Boff, Monja Coen, Marcelo Rubens Paiva, Marcia Tiburi, Humberto Werneck, José Miguel Wisnik, Luiz Ruffato, Wander Melo Miranda, Angela Alonso, Angela Castro, Heloísa Espada, Ricardo Ramos Filho, Nilton Bonder, Heloisa Starling, Eugenio Bucci, Ilana Casoy, Cesar Bravo, Paula Pimenta, Maria Paula Dallari Bucci, Ricardo Aleixo, Marcel Souto Maior, Pedro Muriel, Chico Mendonça, Carla Madeira, Sergio Abranches, a youtuber Jout Jout e toda a família Klink – Amyr, Marina, Laura, Marininha e Tâmara.

Na programação do VII Fliaraxá, entre os autores infanto-juvenis, destaca-se a presença de um dos mais importante escritores do gênero no Brasil, o paulista Pedro Bandeira. Ao seu lado, Leo Cunha, Marcelo Xavier, Ilan Brenman, José Santos, Rodrigo Libânio Christo, Lucrécia Leite, Fernanda Oliveira (Fê Liz), Salatiel Silva e Tino Freitas.

O Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em sua sexta edição: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público na área de educação, a continuidade do “Prêmio de Redação Maria Amália Dumont”; integração entre a história dos patronos e autores homenageados com os alunos e as escolas e programação específica e forte dirigida às crianças e adolescentes para explicar o tema e o evento, nas atividades do “Pré-Fliaraxá”.

Na frente do Grande Hotel de Araxá será instalada talvez a maior livraria de todos os festivais brasileiros, com 830 metros quadrados, administrada pela carioca Blooks, de Elisa Ventura. Nos diversos salões e espaços internos do septuagenário hotel, 114 convidados participam de encontros, palestras e debates. Em salas menores, o projeto “Mastigando Autores”, vai promover encontros entre autor e leitor, em uma programação de hora em hora; na Livraria, o “Mastigando Leitores”, com sessões ininterruptas de autógrafos.

FOTOGRAFIA E GASTRONOMIA

No campo da fotografia, a exposição “Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris”, de Fernando Rabelo, desvenda em imagens os becos, ruas, igrejas, pontes e personagens de uma Paris popular e cosmopolita. A abertura da exposição terá uma visita guiada com a participação do fotógrafo, no dia 28 de junho, quinta-feira, às 14h. Além disso, Fernando Rabelo vai protagonizar o “Mastigando Retratos”: em um estúdio montado no Grande Hotel, o fotógrafo fará retratos de todos os autores presentes ao Fliaraxá. Em tempo real, vai postar uma foto de cada, formando uma exposição de retratos instantânea da sua produção.

Na parte externa do Grande Hotel de Araxá será instalado, novamente, o “Fliaraxá Gastronomia”, focado na culinária mineira e da região, além de fazer uma comunhão com a literatura. As cervejas artesanais, os queijos premiados da Canastra e os doces também estão no cardápio. E como será tempo de Copa do Mundo, haverá telões para transmissão dos jogos. Na programação musical, tardes e noites animadas ao som de Aline Calixto, Thiago Delegado, José Miguel Wisnik, Kristoff Silva, Marcelo Veronez, Lula Ribeiro, Celso Adolfo e muito mais.

MIRIM

Nesta edição, muitas novidades vão agitar ainda mais o evento: o “Fliaraxá Mirim” vai construir atividades dedicadas às crianças na grama e arredores do Grande Hotel. Uma parceria com o Museu dos Brinquedos leva ao Festival uma exposição com o melhor do acervo da instituição, que conta a evolução do brinquedos desde seu surgimento e a forma como eles refletem nossa sociedade. Espaço dedicado ao brincar, o Canto dos Brinquedos vai promover gincanas, brincadeiras coletivas, oficinas de construção de brinquedos e outras atividades que resgatam a ludicidade e a interação ao ar livre. Aos que preferirem uma boa sombra, histórias selecionadas da Ana Maria Machado, autora homenageada do Festival, serão contadas ao pé de uma árvore.

Além disso, o “Fliaraxá Turismo” vai incentivar as agências a promover visitas guiadas às fazendas produtoras de queijo e cachaça na região e na Serra da Canastra; o “Fliaraxá Empreendedor”, carregado de cursos, workshops e conteúdo, sob a responsabilidade do Sesc, Senac, Sesi e Sebrae; e o “Encontros CBL de Negócios”, a cargo da Câmara Brasileira do Livro.
O time de curadores é formado pelo criador do Festival, Afonso Borges, a professora Heloisa Starling, da UFMG, o jornalista Eugenio Bucci, da USP e o escritor Leo Cunha. Os curadores locais são Luiz Humberto França e Rafael Nolli. O Fliaraxá é uma realização da CBMM e do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Itaú, Cemig, Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria Municipal de Educação de Araxá, Fundação Roberto Marinho, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Academia Araxaense de Letras, TV Integração e Uniaraxá. Toda a produção do evento está a cargo da Rubim Produções.

SAIBA MAIS

RESUMO – VII Festival Literário de Araxá – Fliaraxá Data: 27 de junho a 1 de julho – quarta-feira a domingo – ENTRADA GRATUITA | Local: Tauá Grande Hotel de Araxá – Barreiro – Araxá/MG | Informações: www.fliaraxa.com.br | Redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter em /fliaraxa

Imagem em destaque: as autoras homenageadas da VII Fliaraxá: Marina Colasanti e Ana Maria Machado. Divulgação Fliaraxá


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: redemacuco@protonmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =