Mais de 3.200 motivos para ir ao museu

museu_de_pesca_Santos_Semana_Nacional_de_Museus

É a quantidade de atrações da Semana Nacional de Museus, que ocorre até domingo em 489 cidades de 26 estados. A entrada é gratuita

Por Wagner de Alcântara Aragão | De Curitiba

Começou nesta segunda-feira, dia 14, e se estende até domingo, dia 20, a 16ª edição da Semana Nacional de Museus. Trata-se de programações especiais em milhares de espaços em todo o Brasil, com entrada gratuita, e que têm o objetivo de estimular o hábito de frequentar esses equipamentos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), neste ano a Semana Nacional de Museus conta com 3,2 mil eventos, promovidos por 1,1 mil organizadores, em 489 cidades de 26 estados brasileiros.

“Com o intuito de reforçar a divulgação da Semana de Museus junto aos diversos públicos interessados, o Ibram lançou um kit com peças de comunicação em formato digital para museus e demais interessados. Cartazes impressos, para os participantes fora dos grandes centros urbanos, também estão sendo distribuídos gratuitamente pelo Ibram”, salienta o Ibram, que coloca o e-mail semana@museus.gov.br disponível para tirar dúvidas e fornecer informações.

A Semana Nacional de Museus foi criada no primeiro ano do governo Lula, em 2003. Ainda na mesma gestão, em 2009, foi criado o Ibram, vinculado ao Ministério da Cultura, para elaborar e conduzir uma Política Nacional de Museus. Promover aumento de visitação, fomentar aquisição e preservação de acervos e a criação de ações de integração entre os museus brasileiros estão entre os objetivos do Ibram.

Apesar dos drásticos cortes em políticas públicas impostos pelo governo golpista, a Semana Nacional de Museus segue, ao menos por enquanto, sendo realizada anualmente. Foi assim em 2016, 2017 e agora em 2018.

Imagem em destaque: esqueleto de baleia gigante no Museu de Pesca de Santos, integrante da Semana Nacional de Museus. Foto: @waasantista


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 6 =