A Semana Nacional de Educação Financeira, de 14 a 20 de maio

Centenas de atividades em todo o país, a maior parte delas gratuitas e abertas ao público em geral, promovem conhecimento em economia e finanças para leigos e iniciados no assunto

Por Wagner de Alcântara Aragão | De Curitiba

Desta segunda-feira, dia 14, até domingo, dia 20, em várias cidades do Brasil ocorrem uma série de atividades que buscam levar conhecimento sobre economia e finanças, inclusive para jovens ou pessoas leigas no assunto. É a quinta edição da Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central em parceria com outras instituições públicas e entidades representativas de segmentos da sociedade civil.

São cursos, oficinas, palestras, exibições de vídeos, jogos, atendimentos, entre outras ações, quase todas gratuitas e abertas ao público em geral.

Gestão de finanças pessoais, orçamento familiar, matemática financeira, educação financeira para crianças, adolescentes e jovens, produtos financeiros para microempreendedores individuais, orientações para investimentos estão entre os mais variados temas das atividades.

A Semana Nacional da Educação Financeira foi criada pelo governo federal em 2014, durante o governo Dilma Rousseff. Teve sua segunda edição em 2015.

Mesmo depois do golpe, que tem acabado com diversas políticas públicas, o evento foi realizado em 2016 e no ano passado. Em 2017, aliás, a Semana Nacional de Educação Financeira contou com mais de 3,6 mil ações, segundo o Banco Central.

“A educação financeira tem como objetivo conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento financeiro, para que desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo”, ressalta a organização do evento. “Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo”, acrescenta.

  • SAIBA MAIS
    • No site da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef / www.vidaedinheiro.gov.br) há materiais e ferramentas que orientam sobre finanças e economia.

Imagem em destaque: elaboração de orçamento doméstico. Divulgação Enef


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =