Flisol, o festival que leva liberdade em informática

Atividades ocorrem em 78 cidades no Brasil, neste sábado, dia 28. Palestras e a instalação gratuita de sistemas operacionais livres nos computadores pessoais (é só levar o seu) compõem a programação

Por Wagner de Alcântara Aragão | De Curitiba

Software livre. Em outras palavras, programas de computador que podem ser modificados por qualquer usuário, porque são de código aberto. Mais seguros (porque são mais imunes a vírus), menos invasivos (não se utiliza da política “chupa dados”) e que dá mais autonomia aos usuários.

É essa liberdade em informática que o Flisol – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre ocorre neste sábado, dia 28 de abril, em 20 países. Só no Brasil, o Flisol vai ocorrer em 78 cidades.

A Rede Macuco, por meio do editor geral Wagner de Alcântara Aragão, vai participar do Flisol em Curitiba, na Universidade Positivo (Unidade Praça Osório), com a palestra “O software livre e a democratização das comunicações”.

Além de palestras – voltadas inclusive ao público que não entende muito de informática -, o Flisol promove a instalação gratuita de programas de computador. Basta levar o equipamento (computador de mesa, notebook) onde o Festival estiver ocorrendo.

Os sistemas operacionais incluem programas similares aos do Windows e Apple, por exemplo: editores de texto, de planilhas, de apresentações, desenhos gráficos; de fotografias, vídeos, áudios; navegadores de internet, entre uma incalculável quantidade mais de dispositivos e aplicativos.

SOBRE O FLISOL

O evento tem o propósito de promover o uso de software livre e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina. O Flisol teve sua primeira edição em 2005. “Seu principal objetivo é promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral”, assinala a organização do Festival.


Ressalta ainda a organização: “O evento, também conhecido como ‘Install Fest’, consiste em um grande encontro de pessoas com conhecimento em software livre e outras que querem conhecer mais sobre o assunto. Os visitantes deverão levar seus computadores ou notebooks para que voluntários ajudem a instalar o sistema operacional. Durante o período das instalações, são promovidas palestras de introdução (algumas filosóficas, outras técnicas), palestras sobre softwares específicos, palestras de grupos de usuários existentes, etc.”

Imagem: logomarca do Flisol


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =