O que deve ser destaque nos desfiles de São Paulo e do Rio

A crítica ao trabalho escravo, a denúncia da indiferença e das injustiças sociais e homenagens a Gilberto Gil, Martinho da Vila e Alcione prometem marcar o Carnaval 2018

Por Wagner de Alcântara Aragão; foto: Lindrielli Rocha Lemos

O Carnaval no Brasil é caracterizado pela diversidade de manifestações culturais. Entre elas, estão os desfiles das escolas de samba, uma das marcas da folia de Momo. Pois os dois maiores do país têm a largada na noite desta sexta-feira, dia 9, para terminar ao amanhecer da Quarta-Feira de Cinzas. E estes de 2018 prometem deixar registrado na história o cruel momento vivido pelos brasileiros nestes últimos anos.

As escolas de samba do grupo especial de São Paulo se apresentam nesta sexta e no sábado. Os desfiles paulistanos de 2018 deverão ser lembrados pelas homenagens a nomes da música brasileira. Já na madrugada de sexta para sábado, a Unidos do Peruche vai levar Martinho da Vila à Passarela do Samba Adoniran Barbosa. No sábado para domingo, a Mocidade Alegre apresenta Alcione; logo em seguida, Gilberto Gil entra na avenida desfilando pela Vai-Vai.

  • Confira aqui a ordem dos desfiles das escolas de samba de São Paulo
  • Assista aqui aos melhores momentos dos ensaios técnicos das escolas de samba de São Paulo

Já no Rio de Janeiro enredos e sambas com forte carga política e social já vêm chamando a atenção antes mesmo do Carnaval chegar. Nesta semana, por exemplo, o desfile que a Paraíso do Tuiuti vai levar para a Passarela do Samba Darcy Ribeiro foi destaque no site da Organização das Nações Unidas (ONU).

A escola da região central da capital fluminense vai falar da crueldade da escravidão na história da humanidade. Mas vai expor modos contemporâneos de explorar o trabalho. Um carro alegórico com a reprodução do pato inflável que foi ícone do movimento golpista que depôs a presidenta Dilma Roussef vai denunciar a retirada dos direitos trabalhistas.

Outro enredo de denúncia política é o da Beija-Flor. A escola de Nilópolis pegou como gancho os 200 anos da obra literária Frankestein (da escritora inglesa Mary Wollstone Shelley) para mostrar que o monstro está na elite que é indiferente às desigualdades sociais.

COBERTURA REDE MACUCO

A Rede Macuco – Mídia e Cursos vai cobrir os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Acompanhe os principais momentos nos nossos perfis no:

E também pelas redes sociais de nossa equipe:


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =