Mulheres que no samba resistem

Exposição “Ciatas de Santos”, em cartaz até o dia 16, é oportunidade de se conhecer a cultura do Carnaval e o universo das escolas de samba

Por Wagner de Alcântara Aragão, texto e fotos

A ligação do samba com as mulheres – e das mulheres com o samba – remonta à origem dessa manifestação cultural, há mais de cem anos. Pois essa genuína e intrínseca relação pode ser percebida em uma exposição que está em cartaz em Santos, neste período de Carnaval.

A mostra – “Ciatas de Santos: mulheres que resistem” – apresenta dez figuras femininas da velha guarda de escolas de samba santista. Seus sorrisos, as rugas que evidenciam a experiência de vida estão visíveis em fotografias impressas em tecidos, pendurados em varais.

“O papel das ‘tias’ baianas, sendo a mais famosa, a Tia Ciata, além de ser preponderante para o surgimento do samba no Brasil, é fundamental para a resistência e transmissão dessa cultura popular entre gerações”, ressalta texto de divulgação da exposição.

A mostra é organizada pela Wídia Cultural. As fotografias são de Rodrigo Montaldi Morales; produção de Platão Capurro Filho e textos de Madeleine Alves. Dois vídeos, de Eduardo Ferreira, complementam o trabalho.

REI MOMO

“Ciatas de Santos: mulheres que resistem” pode ser visitada até o próximo dia 16, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, na Vila Mathias. Lá também está outra exposição com motivos carnavalescos, em homenagem ao Rei Momo Waldemar Esteves da Cunha (1920-2013).

Promovida pelo Conselho do Samba de Santos, a mostra homenageia aquele que é chamado como o “Eterno Rei Momo do Carnaval santista”. Por 41 anos – entre 1950 e 1991 – Waldemar Esteves da Cunha foi o detentor da coroa.

A exposição traz fantasias, troféus, objetos pessoais e fotos do Eterno Rei Momo. Também tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 16.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco; CPF 257.618.408-12)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =