Com a palavra, os artistas

Três expositores da mostra “Olhares sobre Santos” falam sobre o processo criativo e a relação que mantêm com o objeto de suas obras

Por Wagner de Alcântara Aragão, texto, foto e vídeos

“Olhares sobre Santos” é uma mostra coletiva que reúne 56 obras de 34 artistas. São pinturas, desenhos, fotografias, gravuras e esculturas que fazem referência à cidade, uma homenagem ao aniversário de 472 anos comemorado no último dia 26. A exposição fica em cartaz até a próxima sexta-feira, dia 9, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, e tem entrada gratuita.

A Rede Macuco ouviu três dos autores com obras em exposição – o fotógrafo amador Paulo Expedito, e os artistas plásticos Costa Villar e Olegário Monteiro.

Os artistas explicam detalhes da sua criação, falam do processo de elaboração dos trabalhos e, principalmente, da relação pessoal com o tema que inspirou sua obra.

Expedito, por exemplo, está na mostra com duas fotografias. Elas registram as obras de restauração do Casarão do Valongo que, desde 2014, abriga o Museu Pelé. Por duas razões o fotógrafo se dedicou a registrar aquele lugar: ele morou ali, nos anos 1970, quando funcionava um hotel no local; além disso, é fã de Pelé, com quem teve contato no passado:

Villar, por sua vez, escolheu denunciar na mostra as precárias condições das moradias em palafitas. Um programa de 1994 (“Vida Nova no Dique”), do então prefeito David Capistrano, acabava com essas habitações precárias, substituídas por casas de alvenaria, em área reurbanizada. Porém, as administrações seguintes (Beto Mansur, 1997-2004; Papa, 2005-2012; e Paulo Alexandre Barbosa, 2013 aos dias atuais), não deram sequência ao programa:

Já a diversidade dos jardins da orla estão na obra de Olegário Martins. Explorar o tato e alertar para a necessidade de preservação ambiental estão entre as características do trabalho:

O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica no Canal 1, na Vila Mathias, em Santos. A exposição está na galeria de arte do Teatro Municipal Brás Cubas, no segundo andar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =