UFABC abre vagas exclusivas para trans e travestis em preparatório para o Enem

Há cota também para refugiados e para pessoas surdas. Inscrições ocorrem de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, no campus Santo André

Por Wagner de Alcântara Aragão, com da UFABC

A Universidade Federal do ABC (UFABC) abre nesta segunda-feira, 29 de janeiro, as inscrições para sua escola preparatória para o Enem, ampliando as ações de inclusão previstas na legislação sobre cotas.

Do total de 627 vagas do preparatório para o Enem, parte será reservada aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, conforme prevê a Lei de Cotas. Além dessas, a escola preparatória terá vagas exclusivas para pessoas surdas; transexuais e travestis; e ainda para refugiados ou solicitantes de refúgio.

Acesse aqui a página da UFABC para saber mais detalhes do curso

As inscrições ficam abertas até sexta-feira, dia 2, no campus Santo André. Mas, além desse campus, a escola preparatória da UFABC terá aulas também em São Bernardo do Campo. Há turmas no período da tarde e no período da noite.

O curso preparatório é gratuito e voltado a estudantes que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio, em escola pública. Para ingresso no curso, o edital de seleção estabelece a realização de uma prova, de múltipla escolha, marcada para 25 de fevereiro, em Santo André.

HISTÓRIA

O objetivo da UFABC, com a expansão de cotas para grupos não contemplados em lei, é o de oferecer oportunidade de acesso ao ensino superior para grupos historicamente marginalizados ou excluídos na sociedade.

A UFABC foi fundada em 2005, pelo Governo Lula, para atender a uma região – o Grande ABC Paulista – carente de cursos de ensino superior público. Por sua vez, a escola preparatória para o Enem iniciou suas atividades em 2010, como um projeto de extensão idealizado por alunos de graduação da Universidade. “Desde o início, buscou-se promover o acesso das comunidades populares da região do ABC ao ensino superior de qualidade”, ressalta texto da UFABC.


Clique aqui para obter “Duas Noites – o reencontro de Santos com o samba de carnaval” e “Macuco – dez anos de blogagem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =