Fut Delas, para formar atletas e empoderar mulheres

Projeto da treinadora Luana Paula, desenvolvido em parceria com o Brasil Futebol Clube, em Santos, se propõe a ser mais que um centro de treinamento de futebol feminino

Por Wagner de Alcântara Aragão. Fotos: Divulgação Fut Delas

Professora de Educação Física e especialista em futebol feminino. Assim a treinadora Luana Paula é identificada no texto de apresentação do projeto que ela própria comanda, o Fut Delas. Mas uma conversa com a profissional e logo outros adjetivos vêm à tona: idealista, dedicada e apaixonada pelo que faz são as mais latentes das qualidades.

Qualidades essas que fazem o Fut Delas ser diferente. O projeto foi concebido em 2016, mas, por alguns imprevistos da vida – entre eles uma contusão séria sofrida por Luana em 2017 – agora é que o Fut Delas está sendo efetivamente desenvolvido.

Luana Paula firmou, no final do ano passado, uma parceria com um dos clubes mais tradicionais na formação de atletas em Santos – o Brasil Futebol Clube, no bairro Aparecida. No último dia 15, o Fut Delas foi inaugurado no Brasil e os treinamentos tiveram início.

Luana Paula, à direita, com Tiago Simões e alunas do Fut Delas

MENINAS E MULHERES

Como o nome sugere, o projeto é voltado ao futebol feminino. É aberto a meninas a partir de 8 anos, adolescentes, jovens e adultas que queiram praticar o esporte pelos mais variados motivos.

Se o objetivo é ser jogadora profissional, as aulas fornecem esse preparo. Se a ideia é apenas a de treinar e atuar sem compromisso competitivo, também é possível. Se a intenção é tão somente a de fazer o esporte como uma atividade que propicie saúde e qualidade de vida, o Fut Delas abre essa possibilidade.

Mais que isso. Luana Paula quer que o projeto ofereça a oportunidade de meninas e mulheres conquistarem autonomia, quebrarem paradigmas:

“O Fut Delas é um projeto de formação de atletas, mas o objetivo não é só esse. É também uma opção para fazer uma atividade, relaxar; uma alternativa à academia. Mais ainda: a ideia é ser um local de empoderamento feminino”, assinala a treinadora, em entrevista à Rede Macuco.

MÉTODOS

Além da própria Luana – que, entre outras experiências, já atuou como preparadora física do poderoso Sereias da Vila, time feminino do Santos Futebol Clube -, o Fut Delas conta com o trabalho o professor de Educação Física Tiago Simões, que tem formação em Pilates.

Pilates, aliás, é um dos métodos desenvolvidos pelo Fut Delas. Treinamento funcional e a correção FMS, metodologia de origem norte-americana, que Luana Paula aplicava nas atletas do Santos, e que previne contra lesões, conforme explica a especialista. “Cada aula tem uma hora de duração, e são três aulas por semana, em dias alternados (segundas, quartas e sextas), para possibilitar a recuperação das meninas”, acrescenta Luana Paula.

As alunas são divididas em duas turmas: uma para crianças de 8 a 14 anos e outra para meninas acima de 15 anos e adultas.

COMO PARTICIPAR

A comandante do projeto explica que o Fut Delas é aberto não só a sócios do Brasil Futebol Clube, como à comunidade em geral. A mensalidade custa R$ 100 (sócios do clube têm 30% de desconto). Todo o material de treino, incluindo bolas, é fornecido pelo projeto.

A inscrição é feita na secretaria do Brasil (Rua Jurubatuba, 80). Antes, a menina pode fazer gratuitamente uma aula teste. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (13) 98156-2682.

Luana Paula adianta que, tão logo o Fut Delas se expanda e conquiste mais parceiros, deverão ser reservadas bolsas para meninas que não tenham condições financeiras de custear o treinamento.

“É um projeto que está começando agora, mas de longo prazo. Para quebrar paradigmas. Quebrar preconceitos. Para empoderar meninas. Para formar quem deseja ser atleta, ou apenas para quem quer se divertir jogando futebol”, resume a idealizadora.


Clique aqui para obter “Duas Noites – o reencontro de Santos com o samba de carnaval” e “Macuco – dez anos de blogagem”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =