Ensaios técnicos, feijoadas… o Carnaval já dá o tom

Escolas de samba do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos movimentam quadras e comunidades se preparando para os desfiles de 2018

Por Wagner de Alcântara Aragão e Rosa Bittencourt | Fotos: Lindrielli Rocha e Ari Silveira

Dezembro chega à metade e, com o mês do Natal, vem também o Carnaval.

Sim, principalmente no Carnaval comemorado com desfiles das escolas de samba, os tamborins já estão sendo aquecidos. Ensaios gerais – em quadras ou na rua -, feijoadas, shows e outras atividades estão sendo desenvolvidas neste mês e outras marcadas para janeiro.

No Rio de Janeiro – maior desfile do Brasil, e um dos maiores espetáculos do planeta – os tradicionais ensaios de rua da Portela e da Vila Isabel, por exemplo, estão levando multidões às comunidades. Em Nilópolis, o encontro tem sido às quintas, nos ensaios da Beija-Flor.

Na Mangueira, destaque para o pré-réveillon, dia 30, na quadra da escola. A grande feijoada do Salgueiro, marcada para dia 21 de janeiro, vai contar com a visita de duas escolas de São Paulo: a Mocidade Alegre e a X-9 Paulistana.


As informações sobre os desfiles do Rio podem ser acompanhadas pelo site da Liga das Escolas de Samba, e outras atividades carnavalescas, pelo site da Riotur.

No segundo mais imponente desfile de escolas de samba, o de São Paulo, os preparativos também estão intensos.

A agenda até o Natal, por exemplo, prevê festas e ensaios na Unidos de Vila Maria, Morro da Casa Verde, Mocidade Alegre, Barroca Zona Sul, Imperador do Ipiranga, Águia de Ouro, Colorado do Brás, Independente, Dragões da Real, Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Camisa 12, Rosas de Ouro, Combinados de Sapompemba e Brinco da Marquesa. A agenda atualizada pode ser conferida no site da liga local.

Outro tradicional desfile de escola de samba do país, o de Santos, também tem movimentado a cidade nas últimas semanas.

Sábado passado, a X-9 promoveu show com a cantora Alcione, em sua quadra no Centro Histórico. De terça a domingo, tem ensaio em pelo menos uma das sete escolas do grupo especial: além da X-9, a Unidos dos Morros, União Imperial, a Mocidade Amazonense, a Brasil, a Vila Mathias, a Real Mocidade Santista e a Sangue Jovem.

Mais informações sobre os desfiles de Santos com a Sociedade de Amantes do Samba Paulista.

DESFILES FORA DE ÉPOCA

Os desfiles em Santos ocorrem uma semana antes do Carnaval – dias 2 e 3 de fevereiro. Essa prática de realizar desfiles em datas diferentes dos carnavais de Rio e São Paulo tem sido recorrente. Além dos desfiles santistas, os de Vitória também vão ocorrer em 2 e 3 de fevereiro.

Porto Alegre, por sua vez, agendou suas apresentações para depois do Carnaval: 23 e 24 de fevereiro. Outro desfile em terras gaúchas, e um dos mais badalados do Brasil, o de Uruguaiana – que atrai muitos argentinos – está marcado para março (dias 1, 2 e 3). Já os desfiles de Florianópolis estão confirmados para o fim de semana de Carnaval: dias 10 e 11 de fevereiro.

CONFIRA TAMBÉM:


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 13-92000-2399
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 2 =