Dicas para não cair nas armadilhas do “Black Friday”

Confira também a lista de empresas que deram dor de cabeça ao consumidor, na edição do evento no ano passado

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do Procon-SP | Foto: Rovena Rosa/Fotos Públicas

Hoje é sexta-feira! E de Black Friday, ação de supostas liquidações promovida pelo comércio varejista de rua e virtual.

Mas órgãos de defesa do consumidor de todo o Brasil alertam para as armadilhas que a data oferece. A mais comum delas é a venda de produtos a preços muito semelhantes – às vezes até superiores – ao do dia a dia. Outro risco é a de consumidor não segurar sua fome de compras e adquirir coisas desnecessárias, só comprometendo o seu orçamento e o de sua família.

A Rede Macuco compartilha de dicas da Fundação Procon-SP. A instituição pública informa que vem monitorando desde setembro os preços dos artigos mais procurados, assim como os sites de vendas mais populares, para comparar com os preços que forem praticados neste Black Friday” de 24 de novembro de 2017.

“As equipes do Procon estarão de olho nas ‘falsas promoções’, na falta dos produtos ofertados, ausência de informações precisas para o consumidor e precificação, entre outras exigências do Código de Defesa do Consumidor”, assegura o órgão.

As 10 dicas do Procon-SP para encarar o Black Friday:

1-Planejamento
Faça uma lista do produto que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, assim o consumidor consegue  não estourar o orçamento.

2- Acompanhe a evolução dos preços dos produtos ou serviços
Anote preços e guarde as informações da pesquisa, incluindo site e data. Assim será mais fácil identificar as melhores ofertas e conferir os descontos durante a Black Friday.

3-Verifique se o site é brasileiro
Cuidado com os que são. Compras de sites internacionais estão sujeitas a outros custos nem sempre informados ostensivamente (procure informações sobre o site na aba “Quem somos/sobre nós”). Além disso, as regras do Código de Defesa do Consumidor não se aplicam nesse caso, se o site não possuir representantes no Brasil.

4-Atenção aos sites com ofertas de fornecedores independentes, com preços e condições diferentes para um mesmo produto
O nome do fornecedor e os preços praticados devem estar sempre em destaque e com fácil visualização na página de venda, especialmente se o revendedor for um terceiro. É direito do consumidor ter essa informação à disposição para facilitar sua pesquisa e escolha.

5-Verifique a reputação do fornecedor

No ano passado o Procon-SP divulgou os nomes das empresas mais reclamadas na última Black Friday. Para conhecê-las clique aqui.

6-Prazo de entrega
Observe o prazo de entrega, especialmente se o objetivo é comprar presentes para o Natal.

7- Consumidor tem 7 dias a partir da compra/entrega para  cancelar a compra
Quem quiser devolver o produto e pedir o dinheiro de volta, tem 7 dias para mudar de ideia. Se a compra foi feita a distância (internet ou telefone) – o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.

8-Informe-se antecipadamente a política de troca da empresa

9-Consulte a lista de sites não recomendados

10-Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais
Consulte sempre a página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.


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