Em celebração à consciência negra

Em todo o país, atividades durante este mês comemoram o dia 20 de novembro, em homenagem à luta dos negros brasileiros. Confira programação

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações da Fundação Palmares | Fotos: @waasantista

20 de novembro, feriado em boa parte do Brasil, é o Dia da Consciência Negra. Em comemoração à data, durante todo o mês de novembro uma série de atividades são promovidas em todos os cantos do país, por movimentos sociais, coletivos, associações culturais e instâncias do poder público.

A Rede Macuco compartilha aqui uma mostra dessa ampla programação. Até o fim do mês, vamos atualizar a programação por meio do nosso perfil no Twitter (@redemacuco).

  • O ponto alto da programação são as festividades na Serra da Barriga, município de União dos Palmares (AL), onde se fundou e se desenvolveu o Quilombo dos Palmares, hoje um parque público. Aliás, recentemente (em outubro) o Parque Quilombo dos Palmares recebeu o título de Patrimônio do Mercosul. As atividades na Serra da Barriga podem ser acompanhada pelo site da Fundação Palmares.

Parque do Quilombo dos Palmares

  • Destacamos ainda a Feira de Afroempreendedores, entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Economia Solidária (Setor Comercial Norte, Quadra 1) em Brasília. Mais informações aqui.
  • O Colégio Estadual do Paraná, uma das maiores escolas públicas do país, também vai promover uma série de atividades em referência à Consciência Negra. Vale incluir aqui a programação para desmistificar o senso comum de que em Curitiba a população negra não se faz presente. Os eventos ocorrem de 20 a 24 de novembro; confira neste link.
  • Além de Curitiba, outras cidades do Paraná serão palco de programação em celebração à Consciência Negra. Confira aqui.
  • Em Santos, onde a mobilização de quilombolas e o movimento abolicionista foram intensos – uma lei municipal de 1886 antecipou em dois anos à abolição da escravatura que viria ser formalizada pela Lei Áurea em 1888 -, a programação começou na última sexta-feira, dia 10. No dia 20, o ponto alto: homenagem a Zumbi dos Palmares, no busto na Praça Palmares, no Macuco. Acompanhe mais aqui.
  • Na capital paulista, destaque para apresentações abertas ao público no Teatro Municipal. “A série de apresentações reúne o Balé da Cidade de São Paulo, Ballet Paraisópolis, bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé e os Dj’s Kl Jay, Dj CIA e Erick Jay juntos a uma orquestra de 12 músicos regida pelo maestro Luis Gustavo Petri. O evento acontece de 17 a 20 de novembro nas escadarias e no palco do Municipal”, informa a organização. Confira aqui.
  • Ainda em Sampa, o Museu Afro Brasil, com entrada gratuita até o dia 20, também está com programação especial:


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =