O valor da imagem como arte e história

Valongo Festival Internacional da Imagem reúne em Santos amantes e trabalhadores da fotografia (estática ou movimento). Evento começa nesta quarta, 4 de outubro, e vai até domingo, dia 8

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do Estúdio Madalena

“Aberto para obras” é o mote da segunda edição do Valongo Festival Internacional da Imagem, que começa nesta quarta-feira, 4 de outubro, e se estende até domingo, dia 10, reunindo nomes nacionais e do exterior da fotografia. Com exceção das oficinas, todas as atividades são gratuitas, inclusive o show de abertura com o rapper paulistano Rincon Sapiência (foto).

A programação inclui exposições, debates, apresentações musicais, e mãos à obra – ou seja, a produção de muito material fotográfico. “Precisamos imediatamente registrar o presente para reiventar o amanhã”, dizem as idealizadoras do evento, Iatã Cannabrava e Thamyres Matarozzi.

O texto de apresentação do Valongo Festival Internacional da Imagem denota a preocupação em tratar a fotografia como uma expressão de arte, mas também como um instrumento de se fazer, construir e resgatar a história.

“Acreditamos que a prática documental e artística na construção da imagem de um país seja a ferramenta ideal para preparar o diálogo, a criatividade e o planejamento de novos rumos”, afirmam as idealizadoras, que acrescentam: “Nossa intenção é incentivar a sociedade brasileira a desenvolver uma cultura sólida e sistemática de documentação, bem como promover o resgate e acervo dos materiais já produzidos. Sendo assim, utilizamos o festival como plataforma para lançarmos um movimento que busca ampliar as bases de construção dessa memória, chamado RGB – Registro Geral Brasileiro”.

As atividades ocorrem em espaços como o Museu Pelé, Casa da Frontaria Azulejada, os Arcos do Valongo e o Teatro Guarany, no bairro do Valongo e Centro Histórico de Santos.

O Valongo Festival Internacional de Santos é organizado pelo Estúdo Madalena, da capital paulista, com o patrocínio e apoio de diversas instituições públicas e privadas.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =