Campanha arrecada recursos para montar faculdade para negros em Salvador

Projeto do Instituto Steve Biko, que há 25 anos promove cursinho pré-vestibular gratuito para a população negra da capital baiana, está perto de ser concluído

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações do Instituto Steve Biko

Desde 1992, mais de 1.500 estudantes negros que passaram pelo cursinho pré-vestibular do Instituto Steven Biko ingressaram no ensino superior. No ano em que completa 25 anos, além de comemorar o feito, o instituto – que atende a população negra de Salvador- está perto de concluir mais um passo: inaugurar a Faculdade Steve Biko.

O objetivo, segundo destaca a organização, é o de se tornar “uma instituição de ensino superior que promova a ascensão político-social da população negra através da valorização da sua ancestralidade, por meio da Educação. Nos últimos meses, esta meta tem concentrado todos os esforços do Instituto, tem sido pauta de reuniões e ponto de grandes expectativas: a nova sede, no Campo Grande [bairro da capital baiana]”.

OBRAS

Com 630m², o prédio que abrigará a Faculdade Steve Biko está em obras, “que seguem a todo gás”, conforme salient o instituto. “São três andares, que vêm sendo reestruturados do zero, uma vez que se precisou ruir toda estrutura anterior para dar início a novas construções. Com apoio da Coca-Cola Foundation, a Biko vem mantendo o trabalho físico das obras, que está na fase final de estrutura de concreto. Por lá, já se podem ver finalizadas as lajes e estão sendo feitas as paredes de alvenaria e recuperação da fachada e esquadrias”.

“A previsão é de que a Faculdade abrigue quatro salas de aula, uma Biblioteca, Brinquedoteca e salas administrativas. Estas salas acolherão um sonho antigo do Instituto, uma experiência que pautará a diversidade em todos os seus aspectos. Ao todo, a Faculdade poderá receber 200 estudantes por dia. Dentre os pilares que guiarão esta Faculdade, está a promoção de iniciativas que valorizem a diversidade etnicorracial, que contemplem os saberes e fazeres da cosmovisão africana e suas diásporas na produção de conhecimento.”

Confira, a seguir, texto de divulgação da campanha de arrecadação de recursos:

Biko+25, uma obra de tod@s!

O sonho está cada dia mais próximo, e poderá contar com o apoio de tod@s aquel@s que acreditam neste projeto e que militam pela ascensão da juventude negra. A Biko lança, neste segundo semestre de 2017 – ano comemorativo de 25 anos – a Campanha Biko+25, com o intuito de angariar recursos de qualquer valor, a serem destinados à continuidade das obras da Faculdade. O intuito é manter a arquitetura original do prédio, reciclando-o e dotando-o de uma nova estrutura, sustentável, acessível e inclusiva.

Para isso, qualquer valor será aceito nesta campanha, de modo a mobilizar tod@s em prol desta Faculdade, que pretende ser referência em excelência na formação acadêmica e produção de pesquisa científica para superação das desigualdades.

COMO PARTICIPAR:
Algumas ações já estão em curso para este fim, são elas: aquisição de produtos da Biko (camisas e bolsas) na Sede e a principal: doações diretas por meio da plataforma online (DOE AQUI). Ao final deste ano, a designer Goya Lopes destinará estampas exclusivas para esta Campanha, que ilustrará outros produtos que estarão à disposição da mobilização. Até lá, você pode colaborar com a Faculdade Steve Biko e deixar seu nome marcado nesta construção.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =