Medalhistas em Budapeste competem em Santos até sábado

Troféu José Finkel, uma das mais tradicionais provas de natação do Brasil, reúne integrantes da seleção brasileira que disputou o Mundial de Esportes Aquáticos, na Hungria

Por Eliana Alves, Souza Santos e Mariana de Sá, da Assessoria de Comunicação da CBDA

O 46º Troféu José Finkel / Taça Correios, um dos mais tradicionais torneios da natação brasileira, começa nesta terça-feira, dia 8 de agosto, e se estende até sábado, dia 12, na piscina olímpica da Universidade Santa Cecília. É a 15ª vez que a competição desembarca em Santos. Destaque para a presença da seleção brasileira que disputou o Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, encerrado no último dia 30.

A equipe brasileira voltou da Hungria com cinco medalhas na bagagem, sendo uma de ouro e quatro de prata. O time brasileiro estará completo em Santos, com os medalhistas Etiene Medeiros, Bruno Fratus, Cesar Cielo, Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, João Gomes Junior e Nicholas Santos. E ainda: Joanna Maranhão, Manu Lyrio, Felipe Lima, Guilherme Costa, Brandonn Almeida, Henrique Martins, Guilherme Guido, Leo de Deus e Thiago Simon. E também os maratonistas aquáticos Victor Colonese e Betina Lorscheitter.

DESTAQUES OLÍMPICOS

Além deles, a competição também terá o brilho dos outros nadadores que formaram a seleção olímpica do Brasil nos Jogos Rio 2016, incluindo nossa medalhista nos Jogos Rio 2016, Poliana Okimoto. Nomes como Daiene Dias, Daynara de Paula, Gabi Roncatto, Graciele Herrmann, Jhennifer Conceição, Natalia de Luccas, Felipe França, Henrique Rodrigues, Ítalo Duarte, Kaio Márcio, Luiz Altamir Melo, Marcos Macedo, Matheus Santana, Miguel Valente e a volta da recordista sul-americana dos 100m livre, Larissa Oliveira, após o acidente que a vitimou.

Reforços estrangeiros também são bem-vindos. Os argentinos Macarena Ceballos (recordista sul-americana dos 200m peito) e Virgínia Bardach (irmã mais nova da medalhista olímpica, Georgina Bardach) competirão pelo Minas Tênis; e seus compatriotas Andrea Berrino, especialista no estilo costas, e Julia Sebastian, outra do estilo peito, disputarão o Finkel 2017 pela anfitriã Unisanta.

SOBRE O TROFÉU JOSÉ FINKEL

O campeonato, o segundo em importância na temporada brasileira, atrás somente do Troféu Maria Lenk, é o primeiro após a excelente performance no Mundial da Federação Internacional de Natação.

A competição terá a participação de aproximadamente 290 atletas representando 41 agremiações de 13 estados: Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O maior vencedor do Troféu José Finkel e atual campeão é o Esporte Clube Pinheiros, com 13 títulos, seguido de perto pelo Flamengo, com 12, e pelo Minas Tênis, com 11. Fluminense e Hebraica, com um cada; Vasco, com dois; e o Botafogo com as conquistas das quatro primeiras edições do Troféu completam a lista de vencedores.

Os Esportes Aquáticos do Brasil contam com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros -, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, COB e Estácio.


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =