O festival que mistura café com música, dança, cinema, artesanato…

É o Santos Café, que chega à terceira edição e entra na lista dos principais eventos da temporada brasileira de inverno. Começa nesta sexta e vai até domingo

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações da Prefeitura de Santos e do Juicy Santos

Outrora ouro verde da economia do Brasil, e desde então bem imaterial da cultura nacional, o café é merecedor de uma festa só para ele. Pois no próximo fim de semana – de 7 a 9 de julho – ocorre, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival Santos Café, que transforma a cidade na capital brasileira do idolatrado fruto.

Serão mais de 70 atrações, gratuitas, desenvolvidas no Centro Histórico do município. A programação inclui música, gastronomia, passeios especiais, cinema, dança, artesanato, intervenções artísticas e, claro, muito café. Haverá, por exemplo, momentos para degustação da bebida.

O Festival Santos Café começa na sexta, dia 7, às 18h, com a abertura da Exposição “Sin café no hay mañana”, da fotógrafa Letícia Freire. Meia hora mais tarde começa a visitação noturna gratuita ao Museu do Café (Bolsa do Café), com uma deliciosa novidade: os 50 primeiros visitantes vão ganhar degustação de uma dose de shake de sorvete de café.A visita noturna vai se repetir no sábado, dia 8.

Neste ano, os fãs de um bom cafezinho poderão degustar os melhores tipos da bebida gratuitamente na Casa da Frontaria Azulejada e na Estação do Valongo, nos dias 8 e 9, das 11h às 17h.

Feiras também estarão instaladas nos dois locais: a Casa da Frontaria Azulejada vai receber a Feira dos Criadores, das 10h às 18h. Já na Estação do Valongo ficarão os expositores da Feira Centro com Arte, das 11h às 17h.

BICICLETAS E CARROS ANTIGOS

A já tradicional exposição de carros antigos poderá ser visitada nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), das 10h às 16h, na Praça Mauá, onde estarão dezenas de exemplares de colecionadores. Os saudosos também poderão reviver os bons tempos no 2º Bike Retrô, passeio ciclístico que sairá da Ponta da Praia, às 10h do dia 9, com destino ao Centro Histórico.

Boa parte dos participantes estará trajada com roupas de época e fará o percurso em bicicletas antigas.

PASSEIOS

Também no sábado e no domingo, a Praça Mauá será o ponto de partida de passeios turísticos, às 11h, 14h e 16h, que vão percorrer diversos pontos do Centro Histórico relacionados ao comércio do café.

O passeio terá a monitoria de um guia de turismo, abordando como o café se tornou a mola propulsora do desenvolvimento de Santos, a partir do final do século 19.

CERVEJA COM CAFÉ

Ampliando os horizontes e provando que o café combina com quase tudo, uma das novidades desta edição será o Coffee Beer Experience, um tour no Bonde Arte, nos dias 8 e 9, com saídas às 15h e 16h30 da Estação do Valongo. Os participantes terão direto a degustação de cervejas artesanais produzidas com café.

CINEMA

A sétima arte também vai marcar presença no festival, com a realização da 1ª Mostra Santista de Curtas Cidades Criativas e Mostra Internacional Cidades Criativas, nos dias 8 e 9, a partir das 17h, no Museu Pelé.

MÚSICA E GASTRONOMIA

Os amantes da boa mesa terão à disposição dez restaurantes, que vão abrir as portas durante todo o festival, servindo pratos tradicionais das casas e receitas exclusivas à base de café. Quem deseja se aprofundar nas técnicas da arte culinária poderá participar de uma das quatro oficinas gastronômicas, que serão realizadas no antigo restaurante da Bolsa do Café, nos dia 8 e 9. Júnior Monteiro, Maísa Campos e Eudes Assis serão alguns dos chefs participantes.

Na parte musical, a organização do festival está preparando uma programação eclética com samba, choro, mpb, blues, jazz, pop-rock e bossa nova.

Já estão confirmadas as apresentações de Kika Willcox, Maurício Fernandes, Roda de Samba do Ouro Verde, Orquestra na Rua, Banda Querô, Kleber Serrado & Choro de Bolso, Banda Blues Beatles, entre outros.

O Festival Santos Café 2017 é uma realização da Secretaria de Turismo, Museu do Café e Governo do Estado. Apoio: Café Editora, Revista Espresso, Clube de Automóveis Antigos de Santos, American Ciclo, Rádio Guarujá, Senac e Estação Bistrô restaurante-escola.

Veja as atrações musicais do Santos Café 2017:

Sexta-feira (7 de julho)

17 horas: Kika Willcox & Alexandre Blanc – Museu do Café
20 horas: Peninha e banda – Palco da Rua XV

Sábado (8 de julho)

10 horas: ensaio Orquestra na Rua – Praça Mauá
11 horas: Quarteto de Cordas Martins Fontes – bulevard da Rua XV
12 horas: Kleber Serrado & Choro de Bolso – Estação do Valongo
14 horas: Roda de Samba Ouro Verde – Palco da Rua XV
15 horas: Choro & Afins – Museu Pelé
15 horas: Jazz na Roda, com Maurício Fernandes & Banda – Casa da Frontaria Azulejada
16 horas: Samba no Salto – Palco da Rua XV
16 horas: show Orquestra na Rua – Praça Mauá
16h30: Velha Guarda, espetáculo que une o Balé da Cidade e a Velha Guarda da X-9 – Casa da Frontaria Azulejada
18 horas: Nuno Mindelis e banda – Palco da Rua XV

Domingo (9 de julho)

11 horas: Pra que chorar & Jorge Maciel – bulevar da Rua XV
12 horas: serenata Tempo de Sonhar – Estação do Valongo
Das 12 às 14h30: Santa Quizumba & Convidados em Komboio Cultural – Praça Mauá
14 horas: Tributo à Portela, com Tuca Pelegrino e banda – palco da Rua XV
14 horas: Vish! – espetáculo de música instrumental – Casa da Frontaria Azulejada
16 horas: Kika Willcox e banda – Casa da Frontaria Azulejada
16 horas: banda Querô/Arte no Dique – Estação do Valongo
16h30: reprise do espetáculo Velha Guarda – Casa da Frontaria Azulejada
18 horas: Blues Beatles – palco da Rua XV


GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você. Nossa conta: Caixa – Agência 1525 Op. 001 Conta Corrente 000022107 (Wagner de Alcântara Aragão, mantenedor da Rede Macuco)
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Entre em contato pelo whatsapp ou telegram: 41-99196-3498
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =