Xô, xenofobia: projeto auxilia imigrantes que chegam ao Brasil

Fica em São Paulo, na Bela Vista, região central da cidade. Atendimento social, trabalhista e de seguridade estão entre os serviços oferecidos

Com informações da CUT e da  TVT

Desde o fim de maio funciona em São Paulo o “Espaço Migrantes”, um centro unificado de atendimento social, previdenciário e trabalhista, voltado ao acolhimento de trabalhadores imigrantes e suas famílias.

O projeto é resultado de uma parceria entre a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) e o Inca-Patronato, um instituto ligado à central sindical italiana CGIL.

O objetivo é fortalecer a cooperação entre as organizações na promoção dos direitos humanos e ser uma referência para os migrantes que vivem no país e não sabem onde buscar informações.

Com a junção das três entidades, será possível ter orientações que vão desde como ter acesso à aposentadoria, com base no levantamento dos diversos acordos previdenciários que o Brasil mantém com outros países, até onde recorrer diante da dificuldade de acesso a serviços de saúde e escola.

A orientação social caberá ao CDHIC, enquanto que o atendimento previdenciário e a orientação trabalhista caberão ao Inca-Patronato e à CUT.

Conforme aponta o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa, a Central pretende aplicar sua experiência na organização sindical para combater a fragilidade em que se encontram os migrantes no ambiente profissional, e remar contra maré de preconceito aos refugiados no momento em que o mundo fala em leis xenófobas.

Esta reportagem da TVT sintetiza o projeto:

ONDE FICA

Espaço Migrantes | Rua Dr. Alfredo Ellis, 68 Bela Vista São Paulo – SP | Fone: (11) 3284 6065 | Atendimento: 2ª a 6ª das 9h às 13h | Gratuito

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

OBTENHA NOSSO LIVRO

  • “Macuco – Dez Anos de Blogagem” traz uma coletânea de posts dos dez primeiros anos de vida do Macuco Blog (2005-2015). São textos rápidos, leves, que retratam momentos históricos nas áreas de cultura, esportes, política, economia, curiosidades… Até 12 de junho, em promoção: https://www.clubedeautores.com.br/book/200346–Macuco?topic=cienciapolitica#.WTgblVL7eYw De R$ 31,41 por R$ 27.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =