Campanha incentiva doação de leite materno; confira como participar

Atualmente, a Rede Global de Bancos de Leite Humano consegue suprir só 60% da demanda. De cada 100 crianças nascidas no Brasil, 14 precisam de cuidados especiais em UTIs

Por Aline Câmera/Agência Fiocruz

Para conscientizar a sociedade em favor da doação de leite humano, o Ministério da Saúde e a Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) lançaram, no mês de maio, a campanha “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”. A iniciativa faz parte das celebrações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19. A ação simboliza a união de esforços para a salvaguarda da vida de milhões de crianças em todo o mundo.

“O nosso trabalho é voltado para um segmento muito específico: crianças que demandam cuidados especiais em unidades de terapia semi-intensiva e intensiva, ou seja, bebês que nasceram prematuros, com baixo peso, crianças que pelas mais variadas razões precisam de uma atenção especializada. Se o leite humano já é fundamental para as crianças que nascem no tempo certo, sem nenhuma complicação, para essas crianças representa um fator de sobrevivência”, destacou o coordenador da rBLH, João Aprigio Guerra de Almeida, durante o lançamento.

Apesar das mobilizações já realizadas, o número de doações de leite humano ainda é insuficiente.

Atualmente, a Rede de Bancos de Leite Humano consegue suprir aproximadamente 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados no Brasil. Isso significa que cerca de 40% dos bebês que precisam não podem contar com o leite humano na sua alimentação. É neste contexto que as campanhas de incentivo à doação ganham ainda mais importância. No slogan deste ano, a intenção é mostrar para as nutrizes que qualquer quantidade doada faz a diferença. Um frasco de leite, por exemplo, pode alimentar até dez prematuros.

Doadora e militante da causa desde o nascimento de sua primogênita, a atriz Maria Paula Fidalgo reforçou a importância da doação. “Minha vida deu uma guinada há 13 anos. Com a maternidade, eu comecei a doar o meu leite que sobrava e, de artista, me transformei em ativista deste projeto tão maravilhoso que salva vidas. Para você que doa é apenas um pouquinho de leite. Mas para quem recebe é tudo! Quando você está amamentando seu filho e ainda alimenta outros bebês que estão precisando, o prazer é dobrado, triplicado, multiplicado por mil”, ressaltou ela, que é embaixadora da Rede.

No Brasil, nascem aproximadamente três milhões de bebês por ano, dos quais cerca de 14% demandam cuidados especiais em unidades de terapia intensiva (UTIs Neonatais). Foi o que aconteceu com a pequena Helena. Sua mãe, Gisele Bortolini, emocionou os presentes na cerimônia de lançamento da campanha ao compartilhar sua experiência: “Toda mãe sente uma dor enorme quando um filho adoece e nós vivemos muitos altos e baixos dentro de uma UTI. Uma gota de leite materno vale ouro para uma mãe e um bebê prematuro. Eu devo meus sinceros agradecimentos a todas as doadoras. Doar leite materno é um gesto muito nobre. Mesmo sem saber, essas doadoras se tornam anjos na vida dos bebês prematuros”.

PROCEDIMENTOS

Todas as mulheres em fase de amamentação e que produzam um volume de leite que excede a necessidade de seu filho podem doar. As lactantes também devem ser saudáveis e não podem fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. Diferente da doação de sangue que necessita de coleta presencial, a doação de leite humano pode ser feita em casa e aos poucos, conforme orientações de higienização e armazenamento adequados. O Brasil conta atualmente com 221 BLHs espalhados por todas as regiões do país.

Para localizar o BLH mais próximo, acesse https://rblh.fiocruz.br/pt-br/localizacao-dos-blhs.

O leite doado aos BLHs e postos de coleta passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada aos bebês.

DÚVIDAS?

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =