O audiovisual como aliado da educação

Encontro em Curitiba discute o tema e reúne, entre outros nomes, o das professoras Cecilia Etcheverry, do Uruguai, e Marília Franco, da USP.

Do site da Unespar

Debater sobre processos e metodologias no uso do audiovisual com e para a educação está entre os principais objetivos do I Encontro Estadual de Cinema e Educação, que ocorre entre esta terça, dia 23, e quinta, dia 25, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba. Palestras e exibição de filmes integram a programação. A participação é livre.

Na terça-feira, às 19 horas, serão evidenciadas as experiências do Uruguai no uso do audiovisual na educação, com a palestra da professora Cecilia Etcheverry. Ela é integra a coordenação do Programa de Alfabetização Audiovisual do Conselho de Formação em Educação da Anep (Administração Nacional de Educação Pública) do Uruguai, e vai falar sobre o programa de formação de docentes denominado Cineduca. Antes disso, a partir das 18 horas, será iniciada uma mostra dos filmes produzidos pelo próprio Cineduca.

No segundo dia do evento, a mesa redonda “Educação, produção e difusão de conteúdo audiovisual” reunirá o diretor de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, professor Ezequiel Menta; a coordenadora da TV Paulo Freire, professora Aldemara Pereira de Melo; e o coordenador da TV Imago, professor Acir Dias.

A palestra de encerramento será com a professora da Universidade de São Paulo (USP), Marília Franco, que discutirá a temática “Cinema Educa? Desde quando?”. Graduada em Cinema, com mestrado e doutorado em Artes, a professora tem uma longa carreira acadêmica, lecionou por quarenta anos na Escola de Cinema da USP, onde ocupou cargos de direção, criou e dirigiu a TV USP.

O evento é também uma oportunidade de divulgação dos trabalhos realizados na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II, e ações específicas de comunicação e educação de parceiros como a TV Paulo Freire, da Secretaria de Estado da Educação e da Biblioteca Pública do Paraná, e a TV Imago, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A organização está sob a responsabilidade do Grupo de Pesquisa (Gpcine), por meio da linha de pesquisa Cinema e Educação e do Laboratório de Cinema e Educação (Educine) coordenado pela professora do curso de Cinema e Audiovisual, Solange Straube Stecz.

Parcerias

O Cineduca, do Uruguai, é um dos parceiros da I Encontro Estadual de Cinema e Educação. Trata-se de um programa de formação audiovisual do Conselho de Formação em Educação daquele país, voltado a professores e estudantes de todos os centros de formação docente do Uruguai. É composto por uma coordenação central e 33 coordenadores audiovisuais nos centros de formação docente do território uruguaio e tem como objetivo a formação na linguagem audiovisual, não somente como ferramenta didática, mas visando o desenvolvimento da cultura audiovisual de docentes e estudantes da educação básica. Desenvolve oficinas de roteiro, iluminação, fotografia, produção e edição e realiza produção de filmes que podem ser acessados pelo canal www.youtube.com/user/cineduca. Também elabora e produz materiais audiovisuais de apoio ao ensino, atividades de extensão e pesquisa dos institutos e centros de formação em educação em todo o país.

A TV Paulo Freire, outra parceira, produz programas audiovisuais educativos para transmissão web a partir da produção de conteúdos pedagógicos direcionados à comunidade escolar e à formação continuada dos profissionais da Rede Pública do Estado do Paraná.

Promovido pelos programas de pós-graduação em Letras, Educação e Finep da Unioeste, a TV Imago é uma web TV que facilita o acesso aos conteúdos multidisciplinares e valoriza temas como educação, ética e cidadania. A programação atende a uma agenda diversificada com diferentes formatos de programas.

SERVIÇO

I Encontro Estadual de Cinema e Educação
Data: 23 a 25 de maio de 2017
Horário: 18 horas às 22 horas.
Local: Auditório Paul Garfunkel, Biblioteca Pública do Paraná
Endereço: Rua Cândido Lopes, 133, Curitiba
Informações: labcineducacao@gmail.com ou Solange Stecz (41) 99115-0479

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =