Troféu Maria Lenk reúne o melhor da natação nacional

Campeonato Brasileiro da modalidade começa nesta terça, 2 de maio, no Rio, e é seletiva para o Mundial, na Hungria, em julho

Por Eliana Alves e Souza Santos, da CBDA

Começa nesta terça-feira, 2 de maio, a 57ª edição do Troféu Maria Lenk de Natação (Campeonato Brasileiro Absoluto/Taça Correios), que será disputado até sábado, dia 6, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

A competição será a última seletiva para o Mundial de Esportes Aquáticos da Federação Internacional de Natação (Fina), marcado para os dias 14 a 30 de julho, em Budapeste/Hungria, e também para o 6º Mundial Junior de Natação (23 a 28/8), em Indianápolis, Estados Unidos.

Os principais nadadores do país estarão presentes. Alguns em times trocados, após uma verdadeira dança das cadeiras entre as principais equipes do Brasil.

Os finalistas olímpicos Etiene Medeiros, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e a medalhista de bronze nas maratonas aquáticas, Poliana Okimoto, são alguns dos destaques. Outra maratonista aquática olímpica também estará presente: Ana Marcela Cunha. Sem falar na volta do campeão olímpico de 2008, Cesar Cielo, que voltará a duelar com Ítalo Duarte – que ficou com sua vaga nos Jogos do Rio – nos 50m livre, prova marcada para o último dia do Troféu.

A prova também contará com integrantes de talento da nova geração, que pedem passagem para brilhar entre os grandes. Nomes como Guilherme Costa, da Universidade Santa Cecília (UniSanta/Santos), que é o novo recordista sul-americano dos 1500m livre (15m05s23), tempo obtido num Regional Infantil a Senior, em São Paulo, no último dia 1º de abril. O 1500m também será realizado no sábado, 6/05.

Aliás, o santista UniSanta é o clube que mais se reforçou. Além de manter as fundistas Poliana e Ana Marcela e os velocistas Matheus Santana e Felipe Ribeiro de Souza, trouxe nomes fortes como Felipe França, Thiago Simon, Leonardo de Deus e Joanna Maranhão.

Do time que representou o país nos Jogos Olímpicos, as ausências a serem lamentadas são a do medalhista olímpico Thiago Pereira, que se aposentou das piscinas; de Nicolas Oliveira e João de Lucca, que vivem nos Estados Unidos, e de Larissa Oliveira, que passou por delicada cirurgia.

O Esporte Clube Pinheiros é o atual bicampeão do campeonato e clube com o maior número de conquistas: 15. Depois aparece o Flamengo, com 13. A seguir vêm o Minas Tênis (9); Botafogo e Fluminense (5 títulos cada um); Corinthians (4), Vasco (3) e Paulistano (2).

Programação do Maria Lenk:

  • 1ª etapa (terça, 2/05), 2ª etapa (quarta, 3/05) e 3ª etapa (quinta, 4/05) terão finais a partir das 17h30. Já as finais da 4ª etapa (sexta, 5/05) e da 5ª etapa (sábado, 6/05) começarão às 19 horas. As eliminatórias de todas as etapas começarão às 9h30.

——-

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Ser um assinante colaborador, depositando qualquer quantia, com a frequência que for melhor pra você.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho.
  • Para mais informações sobre qualquer uma das opções, ou se quiser colaborar de outra forma, escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

Livro coletânea de post dos dez primeiros anos (2005-2015) do Macuco Blog. Clique aqui para obter um exemplar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =