“Transformação”, o cursinho voltado a transexuais e travestis

Ação ocorre em São Paulo, e busca não só preparar o público para o Enem e vestibular, como fornecer orientações de empoderamento

Por Wagner de Alcântara Aragão, com informações da TV Brasil

“Cursinho Popular Transformação” é o nome de um projeto desenvolvido em São Paulo que prepara pessoas transgêneras, transexuais, travestis e não binárias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para provas de vestibular. As aulas, gratuitas, tiveram início no começo deste mês; o cursinho existe desde o ano passado.

Como parte integrante do projeto, foi promovido também no último dia 18, no Largo do Arouche, na região central da capital paulista, um sarau – o “TRANSarau”.

Nesta entrevista ao programa Repórter São Paulo, da TV Brasil, as coordenadoras Élida Lima e Dannyele Cavalcanti explicam que o projeto tem, além da finalidade de preparar o público trans para provas de vestibular em geral, fornecer também informações e orientações necessárias para que esse público conquiste uma “emancipação integral”.

“A questão cultural é básica na transformação da vida das pessoas”, ressalta Élida, ao mostrar um livro publicado pela organização, com poesias autorais dos estudantes do cursinho.

Dannyele, que foi aluna no projeto e hoje integra a coordenação, tem poesia incluída no livro. Para ela, a manifestação artística é uma forma que ela encontrou de buscar dar visibilidade ao público trans, travesti e não binário.

Aulas do cursinho ocorrem de segunda a quinta-feira, à noite, na Ação Educativa, à Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo. Informações e contatos pela página do projeto no facebook.

——–

GOSTOU DO MACUCO?

Ajude a gente a se manter e a continuar produzindo conteúdo útil. Você pode:

  • Contribuir com a nossa vaquinha virtual, pro custeio de despesas e investimentos em material, clicando aqui.
  • Ser um anunciante, para expor seu produto, ou serviço que você oferece. A gente faz plano adequado à sua condição financeira, baratinho. Escreva pra gente: waajornalista@gmail.com

——–

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

O resgate do Carnaval de Santos contado em um livro reportagem. Clique aqui para obter um exemplar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 9 =